As queixas típicas que levam uma pessoa a procurar um psicólogo estão relacionadas a tudo que gera sofrimento emocional e, portanto, a impede de ter uma vida mais plena e feliz. A psicoterapia, por oferecer um espaço seguro e livre de julgamentos, é o lugar ideal para falar sobre assuntos difíceis.
O psicólogo estimula a reflexão sobre medos, emoções negativas, crenças e culpas. A partir dessas reflexões, surgem novas alternativas para a resolução dos problemas e a eliminação do sofrimento causado. Mesmo quando os problemas não são resolvidos, encontram-se novas formas para lidar com eles, impactando a redução do sofrimento.
Principais queixas: insegurança, traumas, medo, baixa autoestima, estresse, conflitos nos relacionamentos, sentimento de culpa, compulsões, falta de habilidades sociais, lutos, doenças graves inesperadas, dificuldade nas tomadas de decisões, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, pânico, fobias, depressão, dependência de substâncias, pensamentos intrusivos e insatisfação com a vida.
Eda Marçal é psicóloga de abordagem Junguiana, especializada em Desenvolvimento Humano, dedicada a promover autoconhecimento e saúde emocional, com registro profissional no Brasil e em Portugal.